domingo, 19 de agosto de 2007

Sigo em Viagem

Não vi luzes apocalípticas no céu. Meu teto peruano tampouco caiu. Comigo, o que passou, chega a ser até engraçado. Saí de meia pelas ruas de Miraflores, onde vive a mais alta elite de Lima, tonta com a novidade. E a sensação de estar em cima de um chão que treme foi mais parecida com um naufrágio. Mareei, na verdade mareei forte na terra onde estou há dois meses com um projeto cinematográfico debaixo do braço. O balanço me fez refletir.
Pode soar um pouco clichê essa idéia de ser sobrevivente de um terremoto. Mas não há como não dar aquele valor a mais na vida no meio de toda essa história. Aquela conversa de lembrar das pessoas que ama e o sentido da existência não é à toa. A dona de casa da perifa limenha me disse que pensou na sua família na hora que tudo aconteceu. Eu também. Ela viu a luz. Eu não vi. Ela pensou que era o fim do mundo. Eu sigo em viagem.
Está certo. Ver o tempo todo milhares de pessoas na televisão pedindo água e comida é bem cruel. Saber que por quase nada eu podia ser uma delas, mais ainda. O tranco foi grande. É melhor ir embora? Não. Agora vou bater de frente com toda essa imprevisibilidade.
Chucha la wea! É o puta que o pariu brasileiro, que aprendi na minha convivência em uma casa com três chicos chilenos. Sai da minha boca a cada réplica. Já são mais de 400 tremorzinhos depois do grande que causou o estrago. Todos os especialistas dizem que é normal. Faz parte. Eu sei. Sei também que vejo o mar, o céu, a terra e os bichinhos com mais seriedade. E a cada balanço me sinto mais esperta, mais viva.
Arrisco dizer que o terremoto me deixou mais criativa. Mais aberta às possibilidades de vida e trabalho. Ao mesmo tempo mais convicta das decisões que tomei nos últimos meses. A forma como o fato é repercutido na imprensa me faz lembrar porque tenho essa mania de documentário. As cenas na TV lembram aqueles blockbusters que hiperbolizam tragédias, e a real (?), é que tudo corre o risco de em poucos dias ser banalizado. Mais uma noticia de terremoto no meio dos nossos tantos compromissos diários.
Não quero isso para mim. Me jogo, me mexo e me deixo. Pode me levar até as entranhas. Busco os projetos impossíveis, as histórias difíceis e o sentido mais profundo. O estado completo.
Agora definitivamente me sinto em um barco. Seguindo a viagem que escolhi. Ficar parada esperando todos os meses as contas chegarem não era o meu plano. De fato encontrei o movimento que tanto buscava. Antes de partir, às margens do rio Tambopata, no meio da Selva peruana, o barqueiro me perguntou: Você quer com ou sem emoção? Não me lembro uma única vez de ter pedido sem.

8 comentarios:

Unknown dijo...

Eu sabia q nosso informativo viria, afinal...MINHA AMIGA E JORNALISTA. A Meme me disse - "A Emilia e uma sobrevivente"... dei risada do jeitinho preocupado da Meme e levei uma puta bronca...
Nao ri q e serio.
Era pra vc estar na selva amazonica Chucha la wea hahah (amei essa).
Fomos ao Heinz sabado a tarde (todas da velha guarda), brindamos a voce, ou melhor a nossa amizade.
Temos muito orgulho de ti pequena entao...SE CUIDA e faça um bom trabalho e segue em frente...
saudades
te amo

Erica

SoloGlaz dijo...

Siga! Sempre com rítmo.

beijos

Erica Gonsales dijo...

vc treme, vc vibra, vc se joga mesmo, sempre. mas nunca amarela. até que enfim o blog! caraca, vai que vai, borboleteando por aí. estou aqui morrendo de saudade, mas feliz por vc estar onde deveria (e queria) seguir.

Luanda de Moura dijo...

"Vamo, vamo, vamo".. Eu já vi a Maria em ação; assim super acelerada, mas sem pressa pra cruzar a linha de chegada. O mais legal de tudo, ela sabe, é a jornada.. "Chega mais, senta aí!".. Também já vi a mulher em câmera lenta, pé sujo, mulambenta no meio dos hippies.. Meu, nem esquenta.. Descolada como é.. Vai fundo! Segue com fé!! Te amo lindona
Super beijo,
Lua

Luanda de Moura dijo...
Este comentario ha sido eliminado por el autor.
Maria Claudia dijo...

AH! A Me! Começo a escrever, e meus olhinhos enchem de água. Acho que é a emoção, a admiração, o orgulho, as lembranças, a saudade dessa sapeca irmã que tenho.
Continue seguindo em seu barquinho cheio de emoção, que estarei aqui sempre vibrando por vc!
Te amo.
Claudinha

Camis dijo...

ow lindona!
você é foda. não se abala com nada. se joga! e se cuisa, mana.
tô aqui torcendo por ti, ainda quero ver muitos docs!
boa sorte
beijon

Camis dijo...

gata!
terminei de tomar café, tava fumando um e peguei nos peitos... lembrei tanto de vc!!!!!
peguei com gosto, igual vc faz!!!!!!!!!!!
saudade!
beijo